segunda-feira, 19 de julho de 2010

Cachoeiras na Terraviva

Com 12 cachoeiras com quedas de até 30 metros de altura e acesso a outras dezenas de cachoeiras, a Terraviva está localizada num lugar inigualável do Distrito Federal.

Cachoeira da Vida

A maior das cachoeiras em volume d'água. Está localizada do rio da Palma no encontro do Córrego Barrão.

Cachoeira da Vida
Cachoeira da Vida
Cachoeira da Vida
Cachoeira da Vida

Cachoeira Mãe

A cachoeira mais perto de de máis fácil acesso a partir da sede da Terraviva. Aconselhada para crianças e pessoas com necessidades especiais de locomoção.

Cachoeira Mãe
Cachoeira Mãe
Cachoeira Mãe
Cachoeira Mãe

Cachoeira Shiva

Em um lugar bastante aberto e ensolarado.

Cachoeira do Sol

Cachoeira das Araras

Em um lugar de mais difícil acesso... para nós humanos.

Cachoeira das Araras

Cachoeira das Emas

Cachoeira das Emas

Outras cachoeiras

São tantas...

Cachoeira na Terraviva
Cachoeira na Terraviva
Cachoeira Chico Mendes
Cachoeira na Terraviva
Cachoeira na Terraviva
Cachoeira na Terraviva
Cachoeira na Terraviva
Cachoeira na Terraviva
Cachoeira do Perdão
Cachoeira na Terraviva
Cachoeira na Terraviva

BROTAS

60 m de altura
200 m de trilha
Piscina natural

46 m de altura
1.500 m de trilha
Piscina natural
2 piscinas
Lanchonete
Restaurante


As mais belas Cachoeiras de Brotas estão distante apenas 30 km da cidade, na fazenda Cassorova. Você poderá visitar a Cachoeira do Cassorova com 60 metros de queda em dois estágios e 200 metros de trilha. A Cachoeira dos Quatis com 46 metros de queda e trilha de 1.500 metros, entre cabreúvas, perobas, pau d´alhos e anjicos é ladeada por paredões de pedra de vegetação nativa. Ambas são ótimas para banhos e para prática de Canyoning.

CACHOEIRA DOS PRETOS – JOANÓPOLIS – SP


A Cachoeira dos Pretos, encravada nas montanhas da serra da Mantiqueira na cidade de Joanópolis SP. Divisa com Minas Gerais ( Monte Verde), é uma boa opção para quem procura por cachoeira próximo a São Paulo. É uma queda d´agua com cerca de 154 metros e com grande volume de água. É na cachoeira que se encontra a nascente do rioPiracicaba.

Na cachoeira o viajante encontra varias corredeiras e outras pequenas quedas de água, tem também, um pequeno lago ideal para a garotada.

Pra quem quer curtir uma paisagem diferente é possível subir no topo da cachoeira por uma estradinha de terra, a subida é bem ingrime e não tem muitos pontos com sombra, lá em cima tem outras cachoeiras menores. Mas todo cuidado é pouco no topo da cachoeira, pois muitos turistas já caíram.
joanopolis_0251.jpg
Cachoeira dos Pretos

Lendas sobre o nome da Cachoeira dos Pretos

Há varias lendas sobre a cachoeira, só pelo nome já da pra prever que estas lendas são da época da escravidão.

Umas delas conta que os negros, fugidos na região, imitavam o rei Zumbi, do famoso Quilombo dos Palmares. Zumbi quando estava preste a ser preso, pelo Bandeirante Domingos Jorge Velho,teria saltado num abismo, gritando a frase: “MORRER MIL VEZES DO QUE VIVER ESCRAVO”. Só que os escravos da região, em vez de pularem em abismo, escolhiam a cachoeira dos pretos, onde saltavam para a morte em busca da liberdade.

Outra lenda fala que os próprios donos dos escravos os jogavam do topo da cachoeira para castigar e servir de exemplo a outros para que não tentassem a fuga. Mas nada disso é verdade e são apenas lendas, criadas pela imaginação popular. Na verdade, o nome Cachoeira dos Pretos vem do apelido dos antigos proprietários. Embora o sobrenome deles fossem Oliveira, tinham apelido de Pretos. Daí o nome Cachoeira dos Pretos.
joanopolis_031.jpg
Cachoeira dos Preto

As 12 melhores cachoeiras do Brasil