segunda-feira, 19 de julho de 2010

CACHOEIRA DOS PRETOS – JOANÓPOLIS – SP


A Cachoeira dos Pretos, encravada nas montanhas da serra da Mantiqueira na cidade de Joanópolis SP. Divisa com Minas Gerais ( Monte Verde), é uma boa opção para quem procura por cachoeira próximo a São Paulo. É uma queda d´agua com cerca de 154 metros e com grande volume de água. É na cachoeira que se encontra a nascente do rioPiracicaba.

Na cachoeira o viajante encontra varias corredeiras e outras pequenas quedas de água, tem também, um pequeno lago ideal para a garotada.

Pra quem quer curtir uma paisagem diferente é possível subir no topo da cachoeira por uma estradinha de terra, a subida é bem ingrime e não tem muitos pontos com sombra, lá em cima tem outras cachoeiras menores. Mas todo cuidado é pouco no topo da cachoeira, pois muitos turistas já caíram.
joanopolis_0251.jpg
Cachoeira dos Pretos

Lendas sobre o nome da Cachoeira dos Pretos

Há varias lendas sobre a cachoeira, só pelo nome já da pra prever que estas lendas são da época da escravidão.

Umas delas conta que os negros, fugidos na região, imitavam o rei Zumbi, do famoso Quilombo dos Palmares. Zumbi quando estava preste a ser preso, pelo Bandeirante Domingos Jorge Velho,teria saltado num abismo, gritando a frase: “MORRER MIL VEZES DO QUE VIVER ESCRAVO”. Só que os escravos da região, em vez de pularem em abismo, escolhiam a cachoeira dos pretos, onde saltavam para a morte em busca da liberdade.

Outra lenda fala que os próprios donos dos escravos os jogavam do topo da cachoeira para castigar e servir de exemplo a outros para que não tentassem a fuga. Mas nada disso é verdade e são apenas lendas, criadas pela imaginação popular. Na verdade, o nome Cachoeira dos Pretos vem do apelido dos antigos proprietários. Embora o sobrenome deles fossem Oliveira, tinham apelido de Pretos. Daí o nome Cachoeira dos Pretos.
joanopolis_031.jpg
Cachoeira dos Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário